segunda-feira, 17 de maio de 2010

Porquê apoiar a lista X


Não me recordo ao certo quando começou este projecto. Sei sim, que parte de um grupo de pessoas que se reúne com um objectivo comum, com a vontade de trazer ao técnico a possibilidade dos seus estudantes poderem intervir na sua estrutura fundamental: a Associação de Estudantes. A título pessoal, cabe-me admitir que parte da motivação que sinto em apoiar este projecto surge num ímpeto egoísta. Desde que estou no técnico que vejo a Associação de Estudantes como uma estrutura fechada no seu edifício, longe dos estudantes. Demasiado longe. Dela, ao longo dos semestres, recebi maioritariamente notícias de Arraiais, churrascos e afins. Recebi com gosto, tanto que participei (e participarei!) com enorme prazer em muitos desses eventos. No entanto, senti que faltava algo... Onde estavam notícias da AE quando esta participava em Encontros Nacionais de Dirigentes Associativos (ENDA'S)? O que defendeu a nossa AE em encontros internacionais de Associações de Estudantes? De que reclama a AE em encontros com pessoas afectas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior? Onde esteve a tua possibilidade de intervir enquanto, lá nos orgãos longínquos, se discutia um novo regime de avaliação? Serão temas menores para que nós, estudantes do IST e membros da AEIST, possamos expressar a nossa opinião?... marcar a nossa posição, e não ser pequenos seres passivos a quem simplesmente se informa? As respostas que tenho vindo a econtrar a estas perguntas, e a vontade de as fazer mudar, impedem-se de não apoiar a lista X...
Desde a sua criação, o projecto materializado nas propostas da lista X manteve a sua coerência. Não houve acrescentos de última hora, alterações súbitas ou surgimentos espontâneos durante a campanha. Existe um objectivo desde o início. Com ele bem definido começámos, e por ele nos iremos sempre debater. É fácil transmiti-lo: Sabemos que o órgão principal onde nós, estudantes, podemos ser ouvidos no seio da AEIST é a Assembleia Geral de Alunos (AGA). É a este momento de participação e debate que queremos dar importância e acrescento, reconhecemos que esta importância se dilui, tanto mais quanto irresponsável e abusiva for a sua convocação. Sabemos que tanto é irresponsável marcar uma AGA por dia, como o é marcar uma por ano e abusivo, é-se quando se abusa do tempo e paciência do estudantes ao marcar AGA's de forma despropositada, ou quando se abusa da posição em que uma lista possui Direcção e MAGA (Mesa da Assembleia Geral) para daí deixar de convocar AGA's, não ouvir os estudantes, decidir de forma centralizada. Não prometemos um AGA por semestre, nem nos prendemos ao compromisso de uma por mês. Comprometemo-nos a convocar este Órgão sempre que manifestamente existam pontos susceptíveis de merecer a participação do maior número possível de estudantes. Sempre que seja pedido a AEIST que tome uma posição acerca de um determinado tema académico. Sempre que estejam em causa mudanças pedagógicas. Sempre as condições materiais dos espaços de que podes usufruir enquanto estudante do IST não sejam as melhores. Sempre que tenhas alguma ideia pertinente a partilhar com a AEIST, e queiras ver essa ideia debatida. Não nos cingimos a datas nem temas, porque restrito também não é o surgimento de problemas ou temas a debater. Comprometemo-nos a dar-te a oportunidade que a última lista vencedora aos órgãos da AEIST não conseguiu dar. O espaço para o debate que eu nunca presenciei na Associação de Estudante, e temo não começar a presenciar, ao eleger uma lista de continuidade para a Mesa da Assembleia Geral. Se tivesse confiança na genuinidade das propostas das outras listas à MAGA, que prometem abrir espaço para a tua e minha intervenção, poria de parte, de bom grado, o tempo e esforço que despendi ao apoiar o projecto da lista X, no entanto e com o devido respeito, estou farto de ir cantigas.
Não temos T-shirts, mas temos capacidade e vontade de mudar a AEIST. Não damos canetas, mas queremos ter e dar-te a oportunidade de participar nas decisões da tua AE.
Fernando Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário